A Rotunda

Vizela tem a rotunda mais peculiar que já alguma vez vi. Única no país...


Quer dizer... não sei se chamar rotunda se enquadra com o que esta obra representa para a circulação automóvel. Se calhar não.
Mas de uma coisa tenho certeza absoluta: todos os dias há gente a transgredir o Código da Estrada neste local.
E porquê? Porque foi mal projectada, mal construída e mal sinalizada.

A rotunda que vos falo é a que abaixo se pode ver:

Entre Stº Adrião (logo a seguir ao campo de Futebol) e o Pingo Doce

Quem já lá passou sabe que na rotunda a circulação é diferente de todas as outras. Na verdade, não é uma rotunda porque não apresenta o sinal de circulação em sentido giratório (aquele redondo, fundo azul com setas em forma de circulo).
Na ausência dessa sinalização, nada impossibilita os condutores de escolherem a opção A ou B para ter acesso ao Pingo Doce, por exemplo, como na foto abaixo se assinala:

Existe sinalização horizontal na opção B, apenas para quem vem do Pingo Doce, quem vem do lado de Stº Adrião, a mesma, é quase imperceptível.
O bom senso e a orientação, impede-nos de utilizar a opção B em detrimento da A. Mas na circulação rodoviária já vi de tudo.

Outra questão é:

Imagine-se no sentido oposto. Imagine que saiu do Pingo Doce. Está portanto na posição abaixo fotografada:
É aqui que digo, que todos os dias se transgride o Código da Estrada. Ora... existe ali um sinal que obriga a circulação somente para a direita, apesar da marcação horizontal representar duas vias, supostamente uma para a esquerda e outra para a direita. Mas o sinal obriga tomar a direcção Stª Eulália e nunca Stº Adrião. O que é certo é que todos os dias se faz essa manobra, de virar à esquerda, porque simplesmente esse sinal está mal colocado.
Felizmente a circulação é pouca e quase sempre feita por gente conhecedora da zona. E se não fosse assim?

Como se não chegasse de anormalidades e opções mal tomadas por quem construiu esta obra, mais uma vez com o dinheiro de todos, existe outra razão pela qual esta "rotunda" merece ser destaca neste blog:
Há pouco fizeram-se obras por lá. Abriram um buraco para passar canalização ou outra coisa do género. Em vez de ser re-asfaltado o pavimento para tapar o buraco, foi colocado paralelo. (??)
Mas porque? Que espécie de aberração é esta? Porque não se asfalta de maneira a tornar imperceptível a passagem dessa rota?
Como é numa curva, essa diferença de pavimento torna a circulação perigosa e incomoda.
Mais uma vez, acho que o dinheiro dos contribuintes merece melhor respeito.
Espero que a autarquia chame a atenção dos autores de tão falhada obra, aprendam com os erros cometidos e se possível, que se corrijam.

  1. gravatar

    # by josé manuel faria - 25 de maio de 2009 às 23:10

    Excelente trabalho. Quem seja o sr., merecia um pelouro na CMV.

  2. gravatar

    # by Melhor Vizela - 26 de maio de 2009 às 14:38

    Caro José Faria,
    Vou tomar isso como um elogio. Obrigado.

  3. gravatar

    # by Caleidoscopio - 4 de junho de 2009 às 23:39

    Já trabalhei na área da instrução rodoviária, e sendo de Vizela, fi-lo também em Vizela. Como tal, pela primeira vez que me deparei com essa coisa apelidada de "rotunda", por momentos fiquei sem saber o que fazer. Parar, avaçar pela esquerda, pela direita? Por momentos fiquei absorto. E mesmo já tendo ministrado aulas de código da estrada, e após uma pesquisa, continuo sem saber o que é essa coisa redonda. Rotunda não é, não está sinalizada. Praça também não. Mesmo a sinalização vertical é confusa. Aproveito para apontar um grave erro na colocação das passagens de peões no centro de Vizela. Totalmente ao calhas, na sua grande maioria perigosas, sem o mínim bom senso de quem as ordenou. " Passadeiras " colcados em cima de curvas, em mudanças de direcção. Se é certo que ainda somos um concelho incipiente, também é certo que já se notam velhos hábitos negligientes tão típicos da nossa soberba cultura.

  4. gravatar

    # by Martinho Baptista - 10 de julho de 2009 às 13:46

    Vamos ser correctos ao criticar!

    Que a suposta "rotunda" não é muito habitual nas nossas estradas portuguesas, concordo.

    No entanto, mal projectada e mal construída não sabemos. Só depende da verdadeira intenção inicial de qum a projectou, se é que alguém projectou.

    O único erro que se poderá apontar é de uma completa falta de sinalização e deficiente da já existente, isso SIM.
    Mesmo não sendo habitual será esse o único erro a apontar.

    Ou melhor, o primeiro grande erro, foi porventura não ser projectada!!!!

  5. gravatar

    # by Anônimo - 31 de julho de 2009 às 14:22

    Isto tudo faz-me lembrar aquela historia de antigamente, em que o principal responsável das obras das vias publicas era inglês.
    …E agora excelentíssimo senhor continuamos em frente com a via?
    Respondendo ele então, Yes Yes , e toca a fazer mais umas curvas ( os SSS ).
    Aqui está quase na mesma, então a rotunda é aqui no centro ou +á esquerda ou + á direita, e a resposta supostamente foi ( YES YES YES )resumindo fizeram ao calha, se calhar deu mais jeito fazer no sitio a onde se encontra…
    Talvez por ter mais sombra naquele sitio e assim estavam mais protegidos pelo sol enquanto trabalhavam…