A tradição já não é desculpa.

Ao que parece, no próximo mês de Julho, Vizela vai receber uma tourada.

Apesar de ter um pretexto nobre, o de angariar fundos para o tratamento médico de Tozé Pereira (filho de Alexandre Pereira), a tourada é um acto que me repugna e entristece.
Angariar fundos, com a tortura, barbaridade e crueldade, nada tem de nobre.
Não consigo perceber quem gosta, peço desculpa... mas em pleno séc. XXI "só pode permanecer como tradição o que engrandece a humanidade e não os costumes aberrantes que a degradam e a embrutecem."(1)

Bem sei que, para quem precisa da ajuda, qualquer valor é bem vindo, não é contra esses que reclamo, mas sim contra o espectáculo em si.
Vou tentar fazer chegar ajuda económica para o tratamento do Tozé Pereira. Apelo a que todos façam o mesmo. Mas nunca com este evento!

Várias autarquias já proibiram as touradas e circos com animais, como Viana do Castelo, Sintra, Braga, Cascais e outros se seguirão.(2) (Clique em cada cidade para saber mais).


Todos já devem ter visto, sempre que o circo cá vem, a tristeza dos animais nas minúsculas jaulas, mostrados como troféus, ali bem junto do Fórum Vizela. A maioria desses animais são abusados e maltratados constantemente, ao contrário do que dizem.
O maior e melhor circo, o Cirque du Soleil é de facto o maior espectáculo do mundo e não tem nem um único animal. Não precisa disso.


Defendo que Vizela, como concelho jovem e moderno, deveria fazer o mesmo. Proibir em definitivo estes espectáculos degradantes.

A velha desculpa dos defensores de touradas "quem não gostar que não veja e que não vá", nada é mais que querer tapar os olhos a quem sente dor em ver maltratar um animal. A questão da preservação da espécie, é outra das mais invocadas. Todos sabemos que infelizmente há outras espécies em extinção, e não é por isso que os maltratamos.

Por isso, apelo à autarquia que siga o bons exemplos dos concelhos que deram o primeiro passo para que não sejamos lembrados como "o povo que mantém como tradição maltratar os animais".
A desculpa da tradição... bem essa deixo-vos este vídeo:
(Era tradição apedrejar as mulheres adulteras até à morte)



Já dizia
Charles Darwin: "A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana".

Toiradas

Dilacerar carnes dum pobre animal!!!
O toiro sozinho, toureiro apoiado...
Que mal fez o toiro p'ra ser toireado?
Custa saber qual é o irracional!!!...

Um é provocado, o outro provoca;
Um está armado, o outro indefeso,
Sai um ferido e sai outro ileso
E a protecção quem é que a invoca?

Dizem p'ra aí que sou visionário,
Que sou utopista e não sei que mais,
Não digam, ao menos, que sou ordinário.

Mugidos dos toiro são outros ais
Que enchem de gáudio qualquer salafrário,
Bestas bem maiores que os animais!

[Fernando Melo in Vândalos da Santidade, 1993]

Quer saber porque é que eu não gosto de touradas?
Veja aqui:
- Parte 1
- Parte 2
- Parte 3


(1) Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais
(2) Associação Animal

  1. gravatar

    # by Anônimo - 10 de junho de 2009 às 20:16

    Concordo plenamente com este artigo. A causa é nobre e é pena que infelizmente nao existam mais causas como esta, sou completamente a favor, mas quando metem animais a serem maltratados aos olhos de todos que assistem como se não fosse um animal que ali está a ser ridicularizado sou completamente contra. Estou solidário com o miudo e se pudesse também gostava de participar num evento para o ajudar mas nunca num espectáculo degradante como o que se perspectiva. Infelizmente eu sei quem não vai...

  2. gravatar

    # by Miquelina - 12 de junho de 2009 às 12:11

    Mesmo as causas nobres não são motivo para valer tudo. Porque não se faz um concerto cujo valor reverte a favor do tratamento médico do Tozé? Não era muito mais bonito! Sou completamente contra as touradas e os circos com animais. Não consigo entender o gozo que as pessoas sentem ao ver um animal em sofrimento. Se fosse outro tipo de evento para angariar fundos lá estaria eu para contribuir.

  3. gravatar

    # by Anônimo - 13 de junho de 2009 às 01:35

    pois claro que concordo com o que foi dito, e sou de acordo que se junte um grupo de pessoas para que esse triste espetáculo seja impedido de se realizar em Vizela e que se arranje de outra forma maneira de se fazer uma campanha de fundos, que dizem?

    João Paulo Monteiro

  4. gravatar

    # by 1/2Kg de Broa - 18 de junho de 2009 às 02:20

    Não gosto de touradas, até a nível de espectáculo acho-o fraco. Um tipo em cima de um cavalo que corre mais que um touro e depois se o touro se lembrar de investir é contra o cavalo e não contra ele.

    Eu gostava era de ver pegas!

  5. gravatar

    # by Anônimo - 18 de junho de 2009 às 13:26

    completament de acordo com o 1/2 kg d broa... ta bem visto