Espelho meu, Espelho meu...

... porque não cumpres o trabalho que é teu?


Local: Tagilde, Cruzamento entre a Rua da Trancosa (EM 512), Rua de Vila Corneira (EM 512) e a Rua Central de Tagilde (EM 512-4).

A vista aérea do local assinalado
[Clicar na imagem para aumentar]

É um cruzamento movimentado. A visibilidade de quem circula nas direcções Tagilde-S. Paio, ou Tagilde-Santo Adrião e encontra o cruzamento, é bastante reduzida.
Já deparei por algumas vezes nesse local com vidros partidos, restos de pára-choques... o que me leva a pensar que é uma zona de acidentes frequentes, por ser uma via movimentada e sobretudo pela fraca visibilidade de quem chega a esta intersecção de vias.
Foi colocado por isso, e muito bem, um espelho para auxiliar quem depara com o cruzamento, vindo de Tagilde.
Porém, o espelho não cumpre a função para o qual foi designado.
Por força da estupidez de um qualquer energúmeno ou outro tipo de força qualquer, o espelho foi desviado da sua principal função e não voltou à sua posição de origem.
Quem tenta socorrer-se dele para atravessar o cruzamento, vê as suas intenções goradas.

Chegando ao cruzamento, vindo de Tagilde, depara-se com esta preciosa
ajuda do espelho, ou seja, absolutamente nenhuma
[Clicar na imagem para aumentar]

A única função que aparentemente consegue cumprir com rigor, é o de servir a empresa de construção que por ali tem um estaleiro, a qual resolveu usar o suporte do espelho que é dos contribuintes, para uso próprio. Apesar de não trazer qualquer incomodo, é a mesma coisa que um dos nossos vizinhos, colocar o nome dele na nossa caixa do correio, só para não ter de comprar uma. Atrevimentos...
Do lado de Santo Adrião, consegue-se notar como o espelho
está perpendicular à estrada, quando devia estar quase paralelo

[Clicar na imagem para aumentar]

Do lado de S. Paio, mais uma vez, apenas cumpre com rigor
a indicação da firma de construção
[Clicar na imagem para aumentar]

Posto isto, pede-se aos responsáveis pela manutenção destes objectos, que o coloquem de forma a cumprir a função para o qual foi comprado, de forma a ajudar a circulação e evitar possíveis infortúnios de quem lá passe.

  1. gravatar

    # by JM - 15 de agosto de 2009 às 12:02

    O cruzamento de que fala está na principal estrada camarária de Vizela, servindo a cidade, Santo Adrião, Tagilde e S. Paio do Concelho de Vizela e S. Faustino, Serzedo e Gémeos do Concelho de Guimarães, também serve Regilde e Vila Fria do concelho de Felgueiras. Esta estrada como melhoramentos limitou-se a ter um piso novo nas vésperas de eleições penso que nas primeiras autárquicas com a Câmara Municipal de Vizela. Esta estrada precisa de mais do que isso, precisa de segurança para automóveis e peões. Tem um constante tráfego pedonal, por isso precisa de passadeiras em toda a sua extensão, não só nos limites da cidade como acontece até agora e do lado errado, tem um intenso fluxo de automóveis que obriga a rever a sinalização vertical e introduzir sinalização horizontal adequada. Repensar cruzamentos, muito mais perigoso do que esse por exemplo é o do edifício Porta de Ferro (estudar soluções como rotundas, linhas de abrandamento como sinalização horizontal - não lombas - e sinais de perigo como sinalização vertical) os espelhos são meros adornos e quase não servem para nada porque não dão percepção real do perigo, reformular traçado).

    Finalmente esta estrada serve duas importantes bases logísticas localizadas em Tagilde, uma de produtos alimentares e bebidas da Cerdisa e outra de produtos têxteis de casa de banho da Mundotêxtil que diariamente obrigam à circulação de camiões de grande porte e ainda serve a zona industrial de Lagoas. A estrada deve adaptar-se a esta realidade e ainda não vi nada em nenhum programa eleitoral sobre esta matéria.

  2. gravatar

    # by josé manuel faria - 15 de agosto de 2009 às 14:23

    Parabéns pelo novo visual. O(a) amigo faz melhor investigação que muita oposição.

  3. gravatar

    # by Quero tacho - 18 de agosto de 2009 às 16:00

    Continue pois está a fazer um bom trabalho. E todos nós devemos ser oposição construtiva a quem nos governa e não esperar só pelos politicos.